quarta-feira, 9 de maio de 2012

Infância em cordel!


Pessoal, gostaria que vocês me ajudassem a criar um título para esse cordel! 

Dica: a melhor forma de ler cordel é em voz alta (mesmo se você estiver sozinho). Desse jeito, dá para perceber melhor o som de cada rima.




Quando eu era menina
Tinha uma ruma de qualificação
Essas coisas num me deixaro triste
Comigo num tinha frescura não
Num fiquei traumatizada 
E nem com psicólogo fiz sessão

Era tanto nome esquisito
Vara pau, quatro oio, magrela
Olívia Palito, cano longo, girafa
Espeto de vira tripa, maga véia, sunguela
Salsicha, boca de badalo, sibita baleada
E ainda inventaram de me chamar de amarela

Tinha gente que eu num dava ouvido
Outros comigo não mexia
Sem ouvir um desaforo
Diante da sua orsadia
Os mais atrivido sempre apanhava
Pois bem que merecia

Mermo assim nunca tive inimizade
Pois fui educada com boas manêra
Esquecia rapidinho as intriga
Fazia as pazes, deixava pra trás as bestêra
Em dois minutinho os minino tava na rua
E tudo acabava em brincadeira

Desses tempos tenho saudade
Daquelas que aperta o coração
Quando lembro do pé de cajá
Tenho boa recordação
E os amigos da Ulisses Caldas
Deles num esqueço não

Era tão bom correr na rua
Tinha uma ruma de brincadeira
Mas quando escutava um assovio
Pensava: "acabôsse a bardeneira"
Era painho chamando
Tinha que fazer carrêra

E quando a gente ia pro rio Assu
Caminhava um bom bocado
Ficava tudo doido pra chegar logo
Num sol quente danado
Só queria dar um mergulho
Pra ficar aliviado

O quintal lá de casa
Tinha um bocado de bicho pra cuidar
Umas codornas que botava ovinho todo dia
Também tinha cavalo pra galopar
Recordo especialmente de Tina
Nossa cachorrinha que vivia à moradia vigiar

Ô infância boa
Cheia de alegria
Se tivesse uma máquina do tempo
Pra essa época vortaria
Ia continuar sendo muito feliz
Fazendo minhas estripulia

Tenho muito que agradecer
Aos meus pais com amor
Pela educação que tive
Que não veio de televisão, nem computador
E assim reconhecê as bênçãos
Que recebi de meu Deus e meu Senhor!

Amanda Paiva de Carvalho

13 comentários:

  1. Amanda, adorei ta me saindo melhor que a encomenda!!rsrsr Mas qto ajuda do titulo vou pensar.......Deo10

    ResponderExcluir
  2. Já recebi algumas sugestões por mensagem no celular e por email! Mas vou aguardar a sua também! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Sugestão " Saudades das minhas Ingênuas traquinagens na Infância".

    Não sabias desse seu talento nem muito menos desse, dom já dizia é vivendo que se aprender e se explorando que se aperfeiçoa o dom.

    Que Deus a guie e a abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruno!

    Pois é, a vida é cheia de surpresas! Obrigada pela visita e pela sugestão!

    Deus continue te abençoando!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. OI AMANDA TD BEM??? CONHECIR SEU BLOG AGORA E GOSTEI MUITO VI SUA HISTORIA DA INFANCIA LINDA DEU ATE SAUDADES DA MINHA ADOREI TD MESMO E JA ESTOU TE SEGUINDO !!!! E CONVIDO VC AH VI AQUI NO MEU CANTINHO E ESPERO QUE GOSTE TBM, BJS E BOM FDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!

      Obrigada pela visita... Fui lá no seu cantinho te visitar também.
      Beijos

      Excluir
  6. Amanda, Obrigada pela visita ao meu blog e estou curtindo o seu. Minha sugestão é "Ai, que Saudade!". No início fiquei meio bolada com "ruma de qualificação" pois esse termo não existe aqui no sudeste, depois acho que entendi. rs Tenho muita vontade de conhecer Natal. Um dia ainda vou por aí. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela,
      Adorei sua sugestão para o cordel e quando dizemos aqui "uma ruma de coisa" significa "muita coisa" rsrs
      Se você vier conhecer minha terrinha não irá se arrepender se vier a procura de belas praias!
      Um abraço

      Excluir
  7. GOSTEI MUITO, TÁ PUXANDO AO VÉIO. se fosse meu o "cordel" eu denominava de: MINHA INFÂNCIA QUERIDA... BEIJOS MINHA MAGUINHA QUERIDA. TE AMO

    ResponderExcluir
  8. Beleza de cordel. Parabéns. Sugiro: Recordação de um tempo chamado infância

    ResponderExcluir
  9. Muito bom amei me ajudou bastante bjs!

    ResponderExcluir
  10. O Cordel para ser perfeito tem que ter rima e métrica. Recomendo procurar aulas de métrica.

    ResponderExcluir