segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mini-horta em garrafa pet

Existem ideias que merecem ser divulgadas! Essa com certeza é uma delas. Thamara, a minha companheira de consultório, compartilhou comigo a brilhante ideia de fazer uma mini-horta em garrafas pet. Pra quem mora em locais onde só existe concreto, e não há espaços para plantar, é perfeito! Além de retirar do meio ambiente garrafas pet que seriam apenas mais lixo, essa mini horta nos permite ter ao alcance temperos sem nenhuma adição de agrotóxicos (o que é muito mais saudável e saboroso). 


É só fazer uma abertura horizontal na garrafa, acrescentar terra e um pouco de adubo. É bom fazer também pequenos furos no outro lado da garrafa para permitir que a água escorra, evitando que sua hortaliça morra encharcada. Depois é só prender a garrafa em uma grade, portão, ou algo assim, que em quase todo apartamento tem e geralmente não tem outra função a não ser a de segurança. Na foto acima foi plantado o coentro, e na imagem seguinte podemos observar o agrião.


Fica aí a ideia, como sempre digo "adoro tudo que é ecologicamente correto", espero que vocês também gostem e façam. Dessa forma dá pra plantar manjericão, cheiro verde, alecrim e muito mais! Fica a seu gosto.

Aproveitando a oportunidade gostaria de levantar também a bandeira do alimento orgânico. No livro "Comer bem! Como?", as nutricionistas Patrícia Bittencourt e Paula Ribeiro dizem que "o alimento orgânico é muito mais do que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais como água, plantas, animais, insetos etc. Ao consumir orgânicos você não leva apenas saúde para sua mesa, mas também torna-se parceiro do agricultor e viabiliza a expansão de uma agricultura sadia." APOIADO!

SIMPLES ASSIM!




7 comentários:

  1. Olá horticultora,
    Tudo bem contigo?
    Saudades de vosmecê!
    Livre-me desse castigo
    é fácil de resolver
    é só falar comigo.

    (rs rs rs).

    Vez por outra passo por aqui, sinto-me, pode ter certeza, no meu espaço. Lembro-me da simplicidade do homem do campo, pois também sou! Admiro pessoas como você, muito embora nosso contato foi mínimo, mas percebi que valorizas mais o ser do que o ter, e isso para esse sertanejo "véi" é o que levamos da vida.

    Cordialmente,

    João Paulo E. de Medeiros
    São Paulo do Potengi/RN
    Meliponário Campos Verdes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto João! Já tô falando rsrsrs

      Fico agradecida pelas visitas, e como eu disse lá no início do blog: "A casa é sua também". Volte sempre! =)

      Você acertou nisso, quem me conhece sabe que valorizo muito mais o ser do que o ter. Essas coisas simples são o que realmente tem valor, e o que me deixa doente é essa correria doida que nos tira o prazer de desfrutar mais a presença da família, dos amigos, e outras coisas. Mas um dia, tenho certeza, que meu Deus me concederá a bênção de ter uma vida mais tranquila, segundo a vontade dEle!

      Um abraço

      Excluir
  2. Gosto muito de palavras, ainda mais quando são amigas da gente. Fica mais divertido! Lhe encontro em cada palavra Mandioca, e fico muito feliz em voltar a ler seus texto. Saudades e uma certa nostalgia de seus versos .. quero mais deles aqui, tá? :)


    Pra você deixar de ser chata e num falar mais nada, tá? :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intimidade é algo bom e ruim ao mesmo tempo! Como é que a pessoa vem aqui me chamar de chata? Sua Rosa amarela! rsrs

      Estou com o tempo um pouco corrido, mas prometo escrever mais em breve!

      Um beijo Florzinha!

      Excluir
  3. Eu nunca vou morar num lugar onde só tem concreto. Que tristeza. Mesmo assim, gostei da ideia. Estou sempre reaproveitando garrafas pet, mesmo que seja para fazer mudas de plantas. Bj

    ResponderExcluir
  4. Dá pra fazer comedouro/bebedouro para pássaros tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Patty, dá pra fazer muuuuiita coisa com garrafa PET. Beijos

      Excluir